segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O dia que as bicicletas invadiram a capital mineira, por uma cidade com menos carros



Dia 22/09/2010, foi comemorado em todo o mundo o "Dia Mundial sem Carro", evento que acontece desde 1997 na França e no Brasil desde 2003 a ação que busca alertar a população sobre o caos provocado pelo excesso de automóveis nas ruas e suas consequências, como a poluição atmosférica e sonora, stress, irritabilidade, além da transformação do trânsito num verdadeiro caos em que trafegar de carro pelas ruas torna-se inviável,uma vez que o tempo perdido nos inúmeros engarrafamentos é imenso.
Outra bandeira do movimento é alertar e estimular a população para outras alternativas de mobilidade nas grandes cidades, que resultam em melhoria da qualidade de vida da população e na preservação do meio ambiente. É claro que o transporte coletivo não é de qualidade e não atende às demandas das grandes cidades, no entanto, se a realidade fosse contrária certamente mais pessoas deixariam seus carros em casa e usariam ônibus e metrô.
O movimento propõe uma reflexão sobre como as pessoas se tornaram dependentes dos automóveis e como fazem uso do mesmo. Mesmo com divulgação em diversos veículos midiáticos a adesão ainda é pequena e muitos, mesmo sabendo do movimento não são capazes de mudarem suas rotinas pelo menos um dia.

Seja caminhando, pedalando, de skate, patins, etc, pensar em novos meios de locomoção, mais práticos e menos agressivos ao meio ambiente é tarefa que precisa fazer parte do nosso dia a dia. Sensíveis a essa questão o grupo Mountain Bike BH com o apoio do Greenpeace e da BHtrans organizou uma "pedalada-manifesto" pela avenida do Contorno que contou com cerca de 200 ciclitas de todas as idades e níveis, dispostos a mostrar a todos como é possível adotar a bicicleta como meio de transporte mesmo numa cidade com relevo acidentado como é Belo Horizonte.
O losna e sua equipe, adeptos do ciclismo e de uma mobilidade urbana mais consciente e sustentável esteve presente com o lema "BICICLETA: MAIS ADRENALINA, MENOS GASOLINA"


Para saber mais sobre esses movimentos que acontecem em todo o Brasil, vão aí alguns links:



Nenhum comentário: